O tempo que a gente tem para a gente

Esse poderia ser um texto sobre a Oficina de Pop It Grandes Chefes que está acontecendo no Shopping Eldorado, em São Paulo e que é muito legal. No caso, se você estiver com tempo neste domingo, 24/10/2021, e quiser aproveitar esse passeio, saiba que ele é gratuito e vale muito.

Mas, de verdade, esse é um texto sobre o tempo que a gente tem para a gente.

Eu já falei mais de uma vez que trabalhar apenas meio período foi uma escolha que eu fiz para a minha vida há muito tempo. Não é novidade para ninguém que eu nunca almejei ser a pessoa que trabalha em horário comercial, da hora que o dia começa, até a hora que ele termina e tem a casa apenas como dormitório. Esse conceito de existir nunca combinou comigo. 

Por isso, hoje, eu não tenho o carro do ano e nem o apartamento no lugar mais requintado da cidade. Meu guarda-roupa não é cheio de roupas de marca –  no caso ele nem é cheio de roupas – e não tenho dinheiro para viajar para todos os lugares que eu gostaria. Mas talvez se eu tivesse o dinheiro eu também não teria tempo para isso.

Mas, em contrapartida, eu tenho tempo de ir ao evento gratuito do shopping em plena sexta-feira ou de ir ao cinema e pagar a meia entrada da quarta-feira. 

Posso visitar o museu no dia em que ele é ofertado de graça e consigo frequentar a biblioteca mais próxima e ler vários livros que tenho vontade. Inclusive, ainda que a demanda de ser professora consuma uma parte desse tempo que seria livre, me sobra tempo para ler um capítulo de um livro e até mesmo me dedicar a projetos que não me rendem nada financeiramente, mas que me deixam muito feliz. Como escrever aqui nesse blog, por exemplo.

Trabalhar meio período não significa trabalhar pouco, pois quando algumas pessoas estão saindo de casa para o trabalho, eu já estou dentro da sala de aula com trinta alunos para ensinar. E quando eu saio da sala de aula, ainda dedico um bom tempo em formação e planejamento para de fato dar uma boa aula.

Mas ainda assim, me sobra um tempo precioso. Um tempo que eu não troco por nada e sempre que tentei trocar, apenas me arrependi. Um tempo para fazer lição de casa juntas, poder inventar momentos mão na massa, bater perna por aí e estar sempre juntas.

Ter tempo para mim é uma preciosidade e eu não tenho a menor vergonha de tê-lo.

Até breve!

Deixe um comentário