Quando a voz adquire novos significados

O tempo vai passando, a pessoa segue crescendo, vai amadurecendo e a comunicação vai ficando cada vez mais clara.

Eu não saberia definir melhor o que sinto do que com a expressão “é muito gostoso”. Sim, é muito gostoso ver novas palavras surgindo e tomando conta direitinho do contexto em que estão inseridas.

De uns dias para cá, junto com todas as manhas e birras que agora fazem parte da nossa rotina, mas que será tema em outro momento, novas palavras surgiram e outras se aprimoraram.

As músicas que cantamos juntas deixaram de ser apenas as últimas sílabas de cada verso para ganhar palavras completas.

Sei que é parte natural do seu desenvolvimento, mas também acredito que muito do que fazemos em nosso dia a dia, colabora para que ela perceba o valor da comunicação.

Desde sempre canto para ela e, atualmente, com ela. Sei dizer exatamente quando ela deixou de ser ouvinte nas músicas e passou a cantar também, e lembro como se fosse agora a pontinha de orgulho que senti.

Sempre que faço alguma coisa junto com ela, vou dizendo o que estamos fazendo e nomeando o que estamos usando. Tudo em tom de conversa, como se estivéssemos compartilhando informações.

Quando vamos sair para visitar alguém, vou contando quem iremos encontrar e não são poucas as vezes que observamos o lugar para saber quem está com a gente.

Durante  as compras, enquanto ela ajuda a colocar os itens no carrinho, vamos falando o nome de cada coisa.

Nunca fico pensando que faço tudo isto para que ela aprenda, mas é natural, cada vez ela aprende mais e mais rápido.

postSei lá se é assim com todo mundo, mas eu me emociono ao ouvir ela falar tão bonitinha “batata”, “banana”, “manga”, “fejão”, “bicoito”, “bincá” e tantas outras simples palavras que ficam lindas quando ela pronuncia.

Quero continuar seguindo por esta trilha e ajudar a Isa a dar voz ao seus pensamentos da melhor maneira que for possível.

 

Até breve!

 

 

2 comments

  1. Camila Garoli Vilela says:

    Poxa, Cá! Que lindo! Juro que faço tudo o que posso para garantir um desenvolvimento pleno para a Isa. Fico feliz quando vejo isto acontecendo. Obrigada por todo carinho que sempre demonstra por nós!

  2. carina says:

    Camilinha, você é um exemplo de mãe!!!
    O desenvolvimento cognitivo das crianças é maior quando os estímulos estão presentes desde os primeiros dias de vida. Está mais do que claro, para quem trabalha com educação, que o aprendizado é muuuuito maior quando a criança é estimulada, tem carinho, amor e se sente segura.
    A Bebé tem isso tudo de vocês e de todos que a conhecem, pois é encantadora e especial!!!!
    Parabéns pela Mãe (com M maiúsculo) que vc é!

Deixe um comentário