Personagens e Lágrimas

Existe em mim uma imensa curiosidade em entender o que motiva pais e mães a colocarem seus filhos e filhas em situações tão constrangedoras.

Por que temos o impulso de acreditar que algo será muito divertido para as crianças a ponto de forçá-las a fazer algo que em nada mudará a suas vidinhas  para melhor?

Nesta sexta-feira tivemos um dia invertido e, ao sairmos da escola, fomos ao shopping admirar o Natal do Mickey, que diga-se de passagem está maravilhoso e muito bem organizado pelo Shopping Villa Lobos. A palavra é esta mesmo, admirar, pois eventos de Natal com a Isa não passam disto. Ela repete milhares de vezes que quer ver, mas não quer tirar foto. Ela acha tudo lindo, comenta, tira foto com a decoração e brinca, mas quando os personagens aparecem, ela prefere um pouco de distância e colo.

E eu me pergunto: “Qual o problema?” E me respondo: “Nenhum!”. Afinal, se não está divertido para ela, não faz o menor sentido estarmos no lugar.

A Isa não quis tirar foto, o que para mim foi maravilhoso, afinal as filas não eram muito convidativas, mas confesso que fiquei bastante tempo em pé com ela no colo para que ficasse olhando os personagens enquanto eles tiravam fotos com outras pessoas.

Foi exatamente neste momento que me senti verdadeiramente incomodada com a quantidade de crianças que eram praticamente forçadas pelos responsáveis a tirarem as fotos. Presenciei um grande show de lágrimas e até uma menininha que fugiu correndo para os braços de um rapaz da produção.

Penso que o bom senso, tão fundamental para as relações humanas, deve ser usado sem moderação quando se trata dos nossos filhos e filhas. Precisamos aprender a respeitar os medos e angústias que os acompanham e que muitas vezes damos pouca importância.

Já existem tantos desafios necessários que  precisam enfrentar cotidianamente, como ir ao médico, fazer exames, frequentar uma nova escola, entre tantos outros, que chega a ser cruel fazer com que sofram em um momento que deveria ser de pura alegria.

Por isso mamães e papais, considerem que assim como vocês, os pequenos e pequenas tem sentimentos legítimos que precisam ser respeitados e que não há foto com personagem algum que justifique qualquer desrespeito a estes sentimentos.

Vamos passear muito por aí, admirar muita coisa linda e registrar muitos momentos, mas sempre lembrando que estar feliz é o que importa e que qualquer coisa contrária a esta, é um desacato ao espírito de Natal.

Ah, os personagens da turma do Mickey estarão no Shopping Villa Lobos até este domingo, 18/12, e se seu filho ou filha tiver vontade de tirar uma foto com eles, vá até lá, pois vale a espera.

Até breve!

 

 

 

Deixe uma resposta