Halloween X Dia do Saci

De uns tempos para cá não dá mais para falar em Halloween sem se deparar com a informação do Dia do Saci. E vou dizer que isto me incomoda profundamente.

Me incomoda de tal maneira que fui buscar mais informações sobre o assunto. E nas minhas buscas descobri que o Dia do Saci foi criado exclusivamente com o objetivo de se contrapor ao Halloween que a cada ano ganha mais adeptos entre os brasileiros. A data é muito recente. Foi em 2005 que o Governo do Estado de São Paulo decretou o 31 de outubro como Dia do Saci. Talvez seja por isso, que em 1996, quando eu me tornei oficialmente professora, já se festejava o Halloween nas escolas do educação infantil e não se comentava nada sobre o tal Dia do Saci.

Cheguei a ler que é preciso ter cuidado e lembrar às crianças que o Halloween não é uma data que faz parte da nossa história e tradição. Mas aí eu me pergunto: e o dia do Saci, é? Eu acredito que não, afinal não podemos chamar de tradição algo que existe há tão pouco tempo e que foi instituído via decreto.

Tradicional e folclórico é o personagem Saci. O negrinho de uma perna só e gorro vermelho que fuma um cachimbo e fica por aí aprontando infinitas travessuras. Ele sim tem sua história muito bem construída e consolidada no imaginário popular, principalmente entre as crianças, afinal, Monteiro Lobato cumpriu muito bem o papel de colocar este nosso amiguinho em um lugar de destaque entre os tantos personagens do folclore brasileiro. De tão especial que é, existem cidades pelo Brasil, como o caso de Botucatu em SP, que tem toda uma tradição de crença no personagem, chegando a ter festival e associação dos criadores de Saci.

E em qual época do ano tudo isto é lembrado? Em agosto, que tem o seu dia 22 como data oficial do Folclore Brasileiro desde 1965. Em agosto o Saci Pererê se junta com todos os outros personagens do nosso folclore e faz a festa. Dança, come, brinca, viaja pelas regiões brasileiras, faz adivinhas e trava-línguas para compartilhar com todas as crianças as maravilhas do nosso folclore.

Não estou querendo dizer que sou contra o dia do Saci, apenas não consigo acreditar que seja necessário inventar uma data simplesmente para combater outra. Querendo ou não, as gostosuras e travessuras do Halloween já tomaram conta do universo infantil e desde que seja uma brincadeira saudável, como tudo que envolve crianças, por que não deixar rolar?

No próximo 31 de outubro, quando a Isa já estiver entendendo melhor as coisas do mundo, vou contar para ela que é o Dia do Saci e depois vamos nós quatro – eu, ela, o pai e  o  saci – vestir a fantasia e sair batendo nas portas aqui do condomínio e dizendo “Gostosuras ou travessuras?”

i230588

Fonte da Imagem: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/

1 comments

Deixe um comentário