Desafio da Chupeta: Primeira Semana

chupetaUma semana se passou desde o dia em que assumi definitivamente que devo ajudar a Isa a se livrar da “pepê”.  Neste período muitas mudanças já aconteceram, assim como muitas dificuldades se mostraram.
A primeira meta que me propus foi de ajudá-la a perder o hábito da chupeta dentro do carro todas as vezes que saímos. Para tanto, uma rotina teve que ser quebrada. Sempre que entrávamos no carro a primeira coisa que ela pedia era a chupeta. Desta maneira ela se distraía e quase na totalidade das vezes dormia.
Logo no primeiro dia que saímos após esta resolução, assim que ela me pediu a chupeta, disse que estava em casa e que ela poderia pegar na volta. Para todas as vezes que me perguntava a resposta era a mesma. Depois, passei a inverter e sempre que me pedia eu perguntava onde a pepê estava e ela dizia “casa”.
carro sem chupetaO resultado disto foi que ela cochilou no carro sem a chupeta. Ponto para nós. Assim tem sido em todas as nossas saídas. Para ajudar, tenho carregado na bolsa pedacinhos de frutas e biscoitinhos de polvilho e ofereço quando ela está muito focada em querer a chupeta.
Falando assim parece bem fácil. Só que não. Existe algo dentro da gente que sussurra em nosso ouvido “tadinha, ela está sofrendo sem a chupeta”. Dizer que a chupeta está em casa, sendo que está no bolso, parece ser algo bem desonesto, mas no fundo é um ato de coragem. Eu poderia deixar a chupeta realmente em casa, mas ainda não me sinto segura o suficiente para isto.
Percebi durante esta primeira semana que tirar a chupeta da criança, pode significar tirá-la também dos adultos que estão à sua volta, pois na maior parte das vezes, este é um acessório que facilmente acalma a criança nos momentos em que ela está mais agitada. Não sei se é só comigo, mas me parece que largar a chupeta é desafiador para todas as partes envolvidas.
Observei claramente que a Isa se lembra da chupeta sempre que está ociosa. Parece que quando bate o tédio ela aciona a memória e na hora pede pela sua amiguinha. Nestes momentos ofereço algo para brincar, convido para me acompanhar nas atividades da casa e por aí vai.
Para a semana que se inicia a ideia é manter as resoluções desta que se passou:
– Nada de chupeta no carro;
– Chupeta só na hora de dormir;
– Lembrar o tempo todo que a chupeta ficou em casa.
Nos meus planos, assim que ela parar de pedir a chupeta durante o dia, começamos o trabalho de ir tirando da noite.

Sorte e sucesso para nós!

Deixe um comentário