Brincando juntas: massa de modelar

A ideia é a seguinte: compartilhar sugestões de brincadeiras simples e divertidas para serem curtidas em família. A intenção é chamar a atenção para o valor de se dedicar um tempo do dia integralmente para esta relação tão saudável entre pais e filhos.
São atividades que respeitam o gosto das crianças, desenvolvem habilidades e garantem um tempo super saudável para as relações cotidianas.
Quem acompanha nossa rotina, viu durante a semana as atividades sendo postadas diariamente. Agora elas ganharam um post só para elas.

O material escolhido esta semana foi a massa de modelar e, entre organizar e atividade e brincar, não gastamos mais do que 20 minutos e nos divertimos muito com o resultado.

IMG_20160222_1028589881. Cada elefante na sua tampa.
Foi assim que a semana começou. Estávamos brincando juntas de fazer pizza de massinha quando resolvi variar as cores e dizer qua cada pizza tinha que ser “assada” no prato certo. Não precisei dizer que massinha e tampa deveriam ser da mesma cor, foi algo meio intuitivo. Falei e os elefantes começaram a ir para o lugar como eu tinha imaginado.

IMG_20160223_095402209

2. Palitos e macarrões

Eu já tinha visto dicas de brincadeiras como esta em vários lugares. Foi só abrir a despensa, pegar um punhado de macarrão ave Maria e uma caixa de fósforos. A sensação de espetar os palitos na massinha é deliciosa. Esta brincadeira rendeu um tempão, pois variamos os desafios colocando palitos no macarrão e depois invertendo. No final, as massinhas com palitos espetados ainda se transformaram em bolo para cantar parabéns para as bonecas.

 

IMG_20160224_0954015223. Pegador de macarrão
De todas acho que  foi a que ela mais curtiu. Fizemos bolas de massinha de cores variadas e o desafio era devolver cada uma em seu pote utilizando o pegador de macarrão. A brincadeira dirigida acabou, mas a alegria com o pegador durou até a volta da escola, pois ela fez muitas comidinhas com as bolinhas e foi colocando de um lado e de outro com o pegador. Diga-se de passagem, ele ainda não voltou para a cozinha.

 

IMG_20160225_0935114. Espeto de massinha
Tenho na minha despensa palitos para fazer algodão-doce e foram eles que serviram para este desafio. Montei meu espeto seguindo uma sequência de cores e ela montou o dela em seguida tendo que seguira  mesma sequência do meu. Adivinhem se depois não tivemos que inventar uma churrasqueira para preparar nossos espetos.

 

IMG_20160226_0921307955. Cada figura em seu lugar
Para esta atividade desenhei no papel com cores variadas os contornos dos moldes de cortar massinha. Depois cortamos as formas na massinha e ela tinha que colocar cada uma em seu lugar respeitando cores e formas.

 

 

 

Tão divertido quanto o momento da brincadeira é propor-se novos desafios e buscar formas de cumpri-los.
Que nós curtimos muitos momentos juntas não é novidade para ninguém, por isso tenho buscado novas possibilidades para nossa interação.
Criar um tema para a semana pode não ter muito sentido para ela neste momento, mas tem para mim, que me organizo ainda mais para garantir este espaço na nossa agenda.
Já estou pensando em novas atividades para uma nova semana temática, mas estas contarei depois.

Até breve!

Deixe uma resposta